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A criança só quer colo e não quer participar
Saiba como a insegurança emocional interfere na participação escolar e como lidar com isso de forma acolhedora.
É bastante comum que, ao iniciar a vida escolar, muitas crianças demonstrem resistência em participar das atividades propostas, preferindo buscar o colo dos educadores em vez de interagir com os colegas ou explorar os espaços. Esse comportamento, longe de ser uma falha ou um problema, é um indicativo de que a criança ainda está construindo segurança emocional naquele ambiente novo. Na Escola Infantil Ursa Mãe, referência no bairro Jardins em São Paulo, esse tipo de comportamento é acolhido com empatia e respeito, fazendo parte natural do processo de adaptação.
Os primeiros anos de vida são marcados por uma grande necessidade de vínculo e proteção. O colo representa, para a criança, um espaço seguro, onde ela pode recarregar suas energias emocionais. Quando a criança busca constantemente o colo e evita participar das propostas pedagógicas, geralmente está dizendo, à sua maneira, que ainda não se sente pronta para se abrir ao novo. A separação da família, o contato com colegas desconhecidos e a exposição a novas regras e rotinas podem causar uma sensação de insegurança que se manifesta na necessidade de acolhimento físico.
Essa situação pode ser observada com frequência por famílias que buscam uma escola infantil Jardins SP ou que estão em fase de adaptação com seus filhos em uma escola para bebês no Jardins. O mais importante é entender que esse processo é gradual e precisa ser respeitado.
Como a escola lida com esse comportamento de forma positiva:
Na Ursa Mãe, os educadores são preparados para identificar e compreender essas manifestações. A construção do vínculo entre criança e educador é o primeiro passo para que a criança se sinta segura. Antes de estimular a participação ativa, os profissionais da escola investem tempo em criar uma relação de confiança com os pequenos. Isso pode incluir brincadeiras individuais, momentos de escuta, carinho e respeito ao tempo da criança. À medida que essa relação se fortalece, a criança vai, naturalmente, ganhando confiança para se engajar nas atividades.
Além disso, o ambiente é estruturado para favorecer a autonomia de forma gradual. Muitas famílias que visitam uma escola Jardins SP se encantam com os espaços pensados para promover segurança emocional e curiosidade. As atividades na Ursa Mãe são planejadas para respeitar as fases do desenvolvimento, sempre com acolhimento.
O papel da família nesse processo:
As famílias também têm um papel essencial nesse processo. Respeitar o tempo da criança, evitar comparações com outras e não forçar a participação são atitudes que ajudam muito. É importante acolher os sentimentos da criança e reforçar que ela está em um ambiente seguro. O diálogo constante com a escola permite alinhar expectativas e estratégias, fortalecendo a parceria entre casa e escola.
Participar das atividades escolares não é algo que precisa ser imediato. Com tempo, segurança e afeto, a criança descobre que pode se lançar ao novo sem abrir mão do conforto emocional. Se você está em busca de uma escola infantil Jardins que compreenda e valorize cada fase da infância, conheça a Ursa Mãe escola para bebês. Entre em contato conosco e permita que seu filho viva uma experiência escolar afetuosa e transformadora.